A Ciência Oaieme – Coaching e Mentoring – Curso – O Desenvolvimento.

Aula XLII– Os Protocolos do 4° Poder – XXVIII

JB da Silva

Envidar esforços para adquirir um lote, terreno ou casa e em sendo proprietário promover o reflorestamento de áreas em desuso ou degradadas.

****

Em dezembro de 2017 tanto o IBGE através do Pnad Contínua como alguns blogues, publicaram dados estatísticos referentes ao ano de 2016 que tratava do assunto “casa própria ou propriedades”.

No estudo foi identificado que havia em 2016, 69,2 milhões de domicílios, sendo deste total 59,6% de casas (59,6 milhões de unidades) e 13,7% de apartamentos, com 9,5 milhões de unidades.

Mediante essa informação, entendemos que 69,2 milhões de brasileiros(as) são os reais proprietários(as) de suas residências.

Todavia, na data de hoje 2018-03-14 segundo o “countrymeters.info/pt/Brazil” a população brasileira é de cerca de 213 050 151 pessoas.

As famílias brasileiras diminuíram progressivamente a partir de 2001. Naquele ano as estatísticas apontavam que as famílias brasileiras se constituíam de 3.3 membros. Assim, podemos tecer considerações a partir dessa informação pois pelo que se lê e vê na Web, elas respaldam as discussões sobre o tema mesmo no momento presente.

Considerando 2001 como data vectora, a partir dela o numero de mães solteiras cresceu ( cerca de 20 milhões) ensejando a formação de famílias monoparentais. As unipessoais se tornaram recorrências, o numero de casais sem filhos cresceu e houve retração na taxa de fecundidade. Logo o numero de membros de uma família não ultrapassa os 3.0, salvo exceções representadas pelas famílias sem filhos.

O que queremos ressaltar e demonstrar aqui, é a situação de fragilidade em que se encontra a Família Brasileira dentro do contexto do Sistema Globalizado e a necessidade urgente que ela tem de ter acesso ao lar e a terra.

A partir das informações de que 3.3 pessoas compõem uma Família Brasileira, no ambiente rural temos o seguinte quadro:

Famílias 4 800 000

Membros totais 4 800 000 X 3.3= 15 840 000

E o quadro geral é esse:

População total 213 050 151

Proprietários de residencias 69 200 000

Não proprietários 213 050 151- 69 200 000 = 143 850 151

Latifúndios 5 498 505

Os Grandes Latifúndios somados representam apenas 0,91% do total dos estabelecimentos rurais brasileiros, no entanto concentram 45% de toda a área agricultável do país. Por outro lado, os estabelecimentos com área inferior a dez hectares representam mais de 47% do total de estabelecimentos do país, mas ocupam menos de 2,3% da área total.

Estima-se que a maioria do Latifúndios são de propriedade de políticos. Isso é preocupante e somado a isso empresas em consorcio começaram a adquirir terras e propriedades por todo o país.

Como os defensores dos latifúndios são maioria no Senado e na Câmara, uma Reforma Agrária honesta e democrática tão cedo não vingará para desgosto de D. Pedro II onde quer que esteja.

Em termos gerais dos não proprietários, se computou de seu total de 143 850 151 pessoas, os que vivem nas 69 2 milhões de residências adquiridas, 15,840 milhões de pessoas sem lar e sem terras, 20 milhões de mães solteiras e sua prole, famílias monoparentais e as unipessoais constituídas de idosos aposentados e adultos de ambos os sexos que preferiram viver sozinhos.

Eles são 63,37% da população brasileira isto e sem enganos, pagam para viverem no Brasil.

Se você está inserido neste total e é jovem , deve idear a sua casa própria o mais cedo que puder, pois somente ela dá a segurança necessária para que a família se desenvolva e seus titulares prosperem.

Se pretende ter terreno, sítio ou chácara, esteja atento as regras ambientais e a resguarda dos recursos naturais.

Note bem que a maioria dos imóveis de aluguel pertencem a “colono – descendentes” e a seus avós e bisavós isto é; portugueses, espanhóis, italianos e judeus. Somos enfáticos em questões de Cidadania e assim sendo, casa, terreno ou sítio é uma meta que deve ser discutida e enfatizada na sala de aula a partir do Ensino Fundamental”l.

Seja o real senhor de sua propriedade e de seu País. Se desenvolva a partir da Ciência Oaieme, se ponha em ação e utilize os seu 4° Poder.

Bons estudos, bons proveitos, até a próxima aula e Inté.

Independência ou Sorte.

****