Por JB da Silva

Antonio Conselheiro, Guru ou Precursor de Mao-Tsé-Tung e outros?

Conforme disse em outro artigo, no Primeiro Mundo em função de se enaltecer a Cidadania, até seus mafiosos são glorificados. exemplos típicos são os ingleses e americanos. Em seus filmes sempre são os heróis, nunca vilões.

Uns, os ingleses com suas esquadras de navios piratas percorriam os sete mares pilhando e matando em nome da rainha. Os outros, os americanos matavam índios as centenas tanto nos filmes como na vida real além de realizar  terríveis experiências médicas e eugeneticas em anciãos negros sem família e párias o que obrigou Clinton a pedir perdão aos negros americanos antes de deixar a presidência.

Esses exemplos são apenas uma gota de água na imensidão de crimes perpetrados contra a Humanidade por ambos esses povos.

Gerações e gerações de seres humanos, cresceram e viveram batendo palmas nas casas de espetáculos para mocinhos, piratas e galãs de medíocres histórias de amor. Viver como eles, ser como eles e agir como eles se tornou um anseio que estigmatizou a mente e o coração dos adolescentes nos quatro cantos do planeta até o momento presente.

No Brasil não foi diferente e ainda não é diferente. Nota-se nos adolescentes de nível médio uma certa aversão as coisas pátrias. Falar inglês, estudar nos Estados Unidos, na Inglaterra, ou na Europa e até viver lá e trabalhar é o sonho da maioria de nossos adolescentes.

Só que no mundo deles, as reais oportunidades de trabalho são para eles, nunca para estrangeiros. Então temos uma multidão de brasileiros no exterior com diploma no bolso ou na parede do quarto trabalhando de porteiro, garçom, jardineiro e outras atividades menores. Muitos voltam. Mas, a maioria por vergonha não voltam, alegam eles que lá existe liberdade, trabalho , lazer, estudo, oportunidades e dinheiro à mão. Mais isso é direcionado para pouquíssimos candidatos, não é para a totalidade dos que emigram para lá em busca de melhor sorte.

Mais será que é isso mesmo? Claro que é isso mesmo. Até em nossos vizinhos do Sul as coisas funcionam assim: no que se diga respeito ao contrato de mão de obra, especializada ou não; 1ª vaga é nossa, 2ª é nossa, 3ª é nossa, 4ª é nossa e se não houver naturais da terra para completar a turma então se contrate estrangeiros.

Tais pessoas se esquecem que hoje em dia existem computadores e a Internet que nos permite saber tudo sobre tudo. E no Brasil a Informática se tornou algo agregado ao pão nosso de cada dia.

O que pretendo demonstrar aqui é que falta aos responsáveis pelo destino pátrio atitudes em função de um esforço para se alicerçar a nossa Cidadania e o nosso Rosto eminentemente Brasileiro principalmente no interior de nossas escolas e a partir delas.

O futuro ou a história, com mão dura, muito cobrará da classe de professores e mestres suas responsabilidades no gerir e aplicar a educação e a cultura nesse País. E além disso; parece que os nossos administradores maiores buscam extinguir o que seja a nossa brasilidade nos impondo uma máscara globalizada através de uma cultura alienígena que nos é direcionada durante as 24 horas do dia.

Todas as frases do nosso Rico Idioma Brasileiro escondem dentro de si, o seu real conteúdo.

BRASIL UM PAÍS PARA TODOS. Mais todos quem? As multinacionais? Os bancos? Os políticos cretinos? Pois das famílias brasileiras não é, por quê em sua maioria elas não possuem terras nem lares e o acesso a saúde, a escola e o lazer é um mero jogo de cena.

Essa frase e tema de determinadas ações do governo Lula, soa e ecoa nos meus ouvidos da seguinte forma:

BRASIL, CASA DA MÃE JOANA ONDE COME, E ROUBA O QUE ELE TEM QUALQUER SACANA.

Essa afirmação não é uma falta de respeito a Nação, aos Brasileiros nem tampouco ao Governo, é a pura realidade de nosso dia a dia atestada diariamente pelas manchetes de jornais e revistas.

O povo já se acostumou a presenciar e tomar conhecimento de tanta patifaria que já nem emite opiniões a respeito. Bato na mesma tecla;

O BRASIL NÃO É UM PAIS PARA TODOS NEM É DE TODOS POR QUE SIMPLESMENTE É NOSSO.

O que tento demonstrar nesse artigo é que nosso rosto brasileiro está desfigurado e nossa Cidadania se esvaindo. Precisamos fazer alguma coisa e essa coisa só pode ser feita na Escola e no Lar através de uma educação que tenha pelo menos a pretensão de ser correta.

E a Ciência Oaieme pode dar aporte e suporte a todo aquele que objetivar tal tarefa desenvolver.

É necessário que o brasileiro passe a acreditar nos seus potenciais morais e éticos. Temos muitos brasileiros e brasileiras em nossa História que foram exemplos contundentes de seres humanos ainda mais que; dedicaram suas vidas e esforço em função de um Brasil melhor, COESO E UNO. São tantos, que seria penoso enumerá-los aqui. e isso não é ensinado NEM DISCUTIDO nas Escolas.

Biso e rebiso o assunto e o questionamento; está sob a responsabilidade da Escola e do Lar o resgate de nossa Cidadania e ouse dizer; está nas mãos de professores e mestres muito mais do que dos pais, as iniciativas e ações a serem empreendidas.

Queiram ou não mentes e corações:

« SER PROFESSOR OU MESTRE, É SER PAI E MÃE DUAS VEZES»

Fruto das dissertações e questionamentos de outros Artigos, esse Atigo Capítulo trata especificamente dos parágrafos precedentes.

A sociedade como um todo, o governo, a igreja e a imprensa na sua época estigmatizaram Antonio Conselheiro mais nos dias atuais alguns estudiosos do assunto Canudos já o vêem por um outro prisma e muitos o consideram símile a Zapata pois ambos em seus respectivos Países desempenharam o mesmo papel; a luta pela igualdade de condições ou a Cidadania plena.

Antonio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro não era um simples beato. A sua pluralíssima personalidade nos apresenta um homem além do seu tempo e da compreensão de seus contemporâneos.

Na jóia preciosa que se chama Brasil, ele é uma gema rara deslumbrante e bela!

As causas sociais que ensejaram o surgimento de Canudos e do Contestado em suas respectivas épocas, não produziram efeitos só nos sertões do nordeste e nos verdejantes planaltos dos Estados do Sul, os ecos dos seus efeitos foram ecoar em outros cantos do mundo.

Toda a brasilidade deveria tomar conhecimento disso:

A Guerra de Canudos na China

Realizou-se em Pequim, em 1959, uma celebração do Cinquentenário da morte de Euclides da Cunha, patrocinada pela União dos Escritores Chineses e com alguns brasileiros presentes, que ficou documentada por uma plaqueta. A tradução chinesa de Os Sertões é única em língua não-européia. Lendo nas entrelinhas, supõe-se um paralelo entre Antonio Conselheiro e Mao-Tsé-tung, já que o brasileiro, tal como o chinês e antes da Coluna Prestes nos anos 30 do Século XX, liderou uma peregrinação de um quartel de século pelo mais agreste do País. Mao entrou para a história com a Longa Marcha que zigue zagueou pelo coração da China durante décadas, até tomar o poder. Tanto um como o outro chefiaram insurreições camponesas, uma abortada, outra vitoriosa. Somando todas as indicações, pode-se inferir que para os chineses Antonio Conselheiro seria o precursor de Mao-Tsé-tung. ( Meeting In comememoration of the 50th. anniversary of the death of Euclides da Cunha, Brazilian author and great figure of world culture, The Chinese People’s Commite for Peace/The Chinese People’s Association for Cultural Relations with Foreign Countries/The Federation of Literary and Art Circles/The Chinese Writer’s Union,Peking.1959.)

O Império de Belo Monte, Walnice Nogueira Galvão, pg 103

Esse pequeno texto, noticia ou DOCUMENTO HISTÓRICO deveria ser lembrado em dia específico em todas as escolas do País

Estes. são alguns dos muitos líderes que foram ativos no Século XX. Che Guevara, Mao Tsé Tung, Ho Chi Minh, Ghandi e Mandela. Ao se ler o histórico da República de Canudos assim como a biografia de tais líderes, sentimos que todos eles de per si tinham alguma coisa em comum com Antonio Conselheiro só que:

lideres-1.

Antonio Conselheiro tinha um algo a mais que todos eles.

Eles, vieram depois. . .

Sem sombra de dúvidas, a frondosa arvore que era Canudos, foi ceifada pelo machado impiedoso do Sistema e suas raízes arrancadas. Mais suas sementes foram germinar lá no distante Oriente e mediante as informações aqui expostas, podemos afirmar que: tanto a China como o Vietnam nos dias atuais, são reverberações materializadas da Republica de Canudos.

Única foto de Antonio Conselheiro: Seu corpo exumado.

canudos_01.

Assim como Zapata, Antonio Conselheiro também merece, um monumento em sua memória.

Nem párea maluco, nem beato esquizofrênico. Mais sim, um eminente Humanista e Líder Planetário.

****

 

**** O olho que dizem que tudo vê, olha o Mundo e não me enxerga pois no Ontem não era, no Hoje não é e no Amanhã nunca será. No entanto Eu olho o Mundo e o olho que dizem que tudo vê: Eu o vejo e o enxergo pois no Ontem Eu era, no Hoje Eu sou e no Amanhã sempre serei porquê na Eternidade das Eternidades, Sou Um de D*E*U*S*.

****
**** Eu vim, vi e venci e nem “eles” me viram nem tu me viste.
**** Um abraço a todos, até o próximo artigo e Inté.
**** Independência ou Sorte. O Aedo do Sertão

**** Fim·